Como memorizar conteúdos para concursos?

Rate this post

O cérebro humano é um computador biológico composto por células, com uma memória cuja capacidade de armazenamento é ainda desconhecida. Suspeita-se de que essa capacidade seja ilimitada, mas ainda não dispomos de instrumentos ou modelos matemáticos capazes de medi-la com precisão e é sobre isso que iremos falar hoje para entender como memorizar conteúdos para concursos usando a memória de uma forma mais eficaz.

A mente comanda a memória e o cérebro. O cérebro é um processador potente que trabalha de modo paralelo e distribuído, ou seja, é capaz de realizar várias tarefas ao mesmo tempo.

como memorizar conteudos para concursos e provas

Por exemplo, pense em um motociclista. A energia mental dispensada para controlar uma moto é extremamente complexa. com a mão direita ele controla a partida, o acelerador e o freio dianteiro.
Com a mão esquerda, a embreagem, as setas, a buzina e o farol. O pé esquerdo administra a alavanca de um complexo sistema de marchas cujo a primeira se move para baixo e as outras cinco para cima.
O pé direito controla o freio traseiro, enquanto os olhos atentos escaneando as peculiaridades de um deslocamento no trânsito, além de cuidar dos retrovisores. Quem gerencia todas essas funções é o nosso processador central que, enquanto dirige e desloca o veículo que desloca o veículo de duas rodas com um corpo se equilibrando sobre ele, ainda consegue espaço para nos fazer cantarolar uma música interna na mente.

Apesar de toda essa complexidade, a mente ainda possui espaço de processamento para pensar em uma porção de coisas ao mesmo tempo em que a mente inconsciente captura outras milhares.

Nosso cérebro foi projetado e evoluiu para isso, para pensar e encontrar soluções criativas e inteligentes. Um dom, um privilégio de raça humana.

Como diz o Professor Renato Alves recordista brasileiro de memorização em seus cursos:

“É a memória que determina quem vence nos estudos e quem volta para o final da fila”.

como memorizar conteudos para concursos e vestibulares

Renato Alves

A memoria é fundamental para os estudos e quem consegue entender seu funcionamento, saberá como memorizar conteúdos para concursos, vestibulares e para o dia à dia.

Os 3 mecanismos de memória:

1° Mecanismo – Memória de Curta Duração.

É uma reação química de curta duração que ocorre no nosso cérebro. Como um palito de fósforo, que é acendido mas logo se apaga.

Lembra que quando alguém fala algo é logo esquecemos, seja o seu nome, algum matéria em certa aula, etc. O tempo varia e segundos para minutos e entra em esquecimento, é um mecanismo de reconhecimento.

2° Mecanismo – Memória Intermediária.

Ela tem uma duração maior como uma lâmpada em relação ao fósforo, de meses ou anos, geralmente de 3 semanas, no mínimo. Acontece quando vemos filmes muito marcantes que lembramos a todo momentos, mas vai se perdendo com o tempo. Mesmo que não totalmente. Ela está ligada ao nosso interesse.

3° Mecanismo – Memória de Longa Duração

É a memória eterna como o Sol em relação ao fósforo e a lâmpada, o sol é eterno e assim são as informações que estão na memoria de longa duração que nunca esquecemos. Como amarrar o tênis, atividades, letras de músicas, hábitos. Acontece muito com repetições, ou uma experiência muito boa ou muito ruim emocionalmente guarda-se mais a situação, como passeio,um sonho bom ou um pesadelo. Geralmente pessoas que gostam de estudar usam esse mecanismo.

Sabendo disso, vamos para o método de estudo:

 

Memória de Longa Duração

As coisas que gravamos ao longo da vida, passaram por repetição. Mas quantas vezes devemos repetir para gravar algo?

A neurociência diz que o segredo não está na quantidade da repetição, mas no período entre as repetições. Então o segredo está em repetir na hora certa e não toda hora.

– Fixação Rápida!

Após COMPREENDER e explicar o conteúdo como se você fosse dar uma aula, revise-o de três a quatro vezes por dia e uma vez a cada cinco horas, repetindo o processo durante quatro dias.

EX: Para gravar a tabuada, faça-a toda uma vez a cada 5 horas.

Então você já sabe como memorizar PRA SEMPRE algo, ponha em prática! Selecione um matéria ou atividade que deseja memorizar e revise uma vez a cada 5 horas durante quatro dias e veja a mágica acontecer!

Técnicas baseadas nos ensinamentos do Professor Renato Alves em seus cursos.

Se você tem interesse em melhorar seu poder de estudo e memorização e aumentar suas chances de passar em concursos e vestibulares, clique nos links abaixo e saiba mais detalhes na página oficial do Renato Alves.

 

CEM – Curso de Estudo e Memorização

29

como memorizar conteudos para concursos

 

DEPOIMENTOS

como memorizar conteudos para concursos e provas

 

Receba GRATUITAMENTE o Mini Curso, em vídeo aulas do Renato Alves, gravado exclusivamente para os escritos na minha lista VIP, além de dicas e conteúdos exclusivos sobre memorização, estudo, foco, leitura 3x e muito mais.

Mini Curso Gratuito!BOTAO-CLIQUE-AQUI

Elton

Website:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.