Como Estudar para o Concurso do INSS – Confira aqui Uma dica muito legal!

Rate this post

TÉCNICAS DE MEMORIZAÇÃO ASSOCIATIVA

Essa dica é ótima para Como Estudar para o Concurso do INSS, leia até o final.

A melhor técnica de memorização é aquela onde se utiliza a associação. Podemos dividir a memorização associativa em, pelo menos, quatro grupos onde estaremos falando durante este mês. Dividi este assunto em 4 artigos, então nesse artigo vou falar sobre Expressão MNEMÔNICA, uma técnica que ajudará em como estudar para o concurso do INSS.

Consiste em criarmos uma palavra com as primeiras letras ou as primeira sílabas das palavras a serem memorizadas, Ex: memorização dos elementos do ato administrativos que são: competência, finalidade, forma, motivo e objeto. A expressão mnemônica será COMFIFORMOB, donde COM lembra competência, Fi, finalidade, forma. M, motivo e OB, objeto.

Em vez de uma palavra podemos associar o que pretendemos memorizar através de uma frase, onde a primeira letra de cada palavra da frase nos faz lembrar as palavras que procuramos.

Para memorizar os planetas na ordem de afastamento do sol, basta decorar a seguinte frase – Minha velha traga meu jantar, sopa, uva, nabo e pão, ou seja, Minha lembra Mercúrio, velha, Vênus, traga, Terra, meu, Marte, jantar, Júpiter, sopa, Saturno, uva, Urano, nabo, Netuno e pão, Plutão.

Como Estudar para o Concurso do INSS

Podemos usar a poesia na construção de nossa expressão mnemônica:

Trigonometria “minha terra tem palmeiras onde canta o sabiá, seno A, co-seno B, seno B, coseno A.”

Gramática“Se eu vou à Bahia e volto da Bahia, crase há; mas se eu vou a São Paulo e volto de São Paulo, crasear para quê?”

Considerações sobre a Memória de Como Estudar para o Concurso do INSS

Dada a importância do desenvolvimento de nossa memória, sem a qual nossas ações até hoje seriam do tipo “ensaio e erro”, pois seríamos incapazes de algo baseados na experiência anterior, julgamos útil expor alguns dados sobre o seu funcionamento e o que de objetivo poderá ser feito para aproveitarmos ao máximo o seu potencial, ainda quase inteiramente inexplorado pelo maioria dos homens.

saiba Como Estudar para o Concurso do INSSDe inicio, devemos banir a ideia errônea que geralmente se faz a respeito da memória fraca. ora, nossa memória não é boa, nem má, fraca ou forte. O que existe é uma técnica de memorização mais ou menos perfeita, aproveitando em maior ou menor grau as nossas potencialidades de armazenar informações.

Quanto a memória propriamente dita, de como funciona, a ciência ainda não nos pode responder com unanimidade de opiniões. Mas algo é líquido e certo: o importante, no processo de recondicionamento, e que possamos efetivamente contar com ela , em qualquer circunstância, conseguindo arquivar no cérebro as informações obtidas, de modo a torná-los facilmente acessíveis no momento que desejamos.

Algumas regras já experimentadas e aprovadas pelas pesquisas a respeito da memória poderão talvez auxiliar-nos a compreendê-la melhor.

  • A facilidade de memorização aumenta proporcionalmente à motivação que tenhamos da matéria a ser lida ou estudada. Pouco nos adiantará a repetição adotada por muitos para memorizar, se nos falta um interesse maior a respeito do assunto em vista. A retenção somente será eficiente se aliarmos uma forte motivação sobre a matéria e uma boa técnica de memorização. Repetir não é uma técnica em si, mas parte desta;
  • Um dos maiores obstáculos à retenção de informações são os nossos valores, que se encarregam de formar em nossa mente uma série de preconceitos. Se temos uma ideia fortemente arraigada sobre algo, qualquer informação que a contrarie será de pronto rejeitada por nós e rapidamente esquecida. Sobre o assunto, esclarece-nos Joyce D. Brothers, em seu livro Como Desenvolver a Memória: “O que você pensa que vê ou ouve, ou o que você prefere ver ou ouvir, muitas vezes determina o que você se lembra de haver  visto ou ouvido. Ás vezes, a recordação será de algo que você absolutamente não viu ou leu.”

Agora você conhece uma das técnicas de memorização para ajudar em Como Estudar para o Concurso do INSS, vou lhe apresentar um curso que vem se destacando por ter grande índice de satisfação dos alunos:

Curso de Estudo e Memorização do Professor Renato Alves

Receba GRATUITAMENTE o Mini Curso, em vídeo aulas do Renato Alves, gravado exclusivamente para os escritos na minha lista VIP, além de dicas e conteúdos exclusivos sobre memorização, estudo, foco, leitura 3x e muito mais.

Clique no link Abaixo!BOTAO-CLIQUE-AQUI

 

Elton

Website: